Espaço Otaku | Home About Parceria Contato

Kenjutsu - Kendo

💬
Yô mina-san... Vim falar sobre uma arte marcial praticada pelos japoneses, o Kenjutsu ou só Kendo. Essa e a clássica arte marcial japonesa de combate com espadas. Kendo, ou caminho da espada, é uma das disciplinas japonesas tradicionais mais difundidas no mundo. Descende diretamente do Kenjutsu, a arte samurai da espada.
  
No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.

Na prática do Kendo são utilizados: 
  • bogu  - equipamento de proteção; 
  • shinai - espada de bambu. 
Com o uso destes equipamentos é possível realizar os combates sem risco de lesões causadas pelo impacto dos golpes.

Kendo não é um termo que substituiu a palavra Kenjutsu, mas uma arte marcial inteiramente nova criada já no século XX, a partir da simplificação e regulamentação da prática do treino de combate com uso de equipamento de proteção (Gekken) praticado por alguns estilos de Kenjutsu no fim do século XIX e começo do século XX.

A prática do kendo não se limita ao manejo da shinai (espada de bambu), Bokuto (espada de madeira) ou katana (espada longa japonesa), mas abrange também a prática e cultivo do espírito e do Reigi (etiqueta).

O ken (espada) é estudado de duas formas: prática (shiai) e o kata.

Objetivo da prática de kendo
  1. Não golpear pontos incorretos.
  2. Não desperdiçar golpes.
  3. Golpear atacando e quebrando a postura do adversário.
  4. Golpear com destemor, 'sem pensar na morte'
Temos 5 diferentes posturas de combate (Kamae), São eles:

1. Chudan no Kamae: Este é o básico e fundamental Kamae, e serve como a raiz de todos os outros.

A espada é posicionada à frente do corpo, apontando para a garganta do oponente e buscando manter a linha central.

Chudan também é conhecido como o Kamae de água devido à sua flexibilidade e capacidades adaptativas. Um forte Chudan no Kamae serve tanto para produzir um forte ataque como uma defesa impenetrável.

2. Jodan no Kamae: Também conhecido como Hi no Kamae (Kamae de fogo) ou Ten no Kamae (Kamae do Céu), é um kamae agressivo, tanto espiritualmente quanto fisicamente.

A espada é segurada acima da cabeça, em um ângulo que varia de 45 a 20 graus em relação ao solo.

Quando se utiliza Jodan, podemos pressionar o oponente com seus ataques, assim como com o seu espírito. A eficácia da Jodan é dependente mais do aspecto espiritual do que físico, daí Jodan é considerado um "Kokoro no Kamae"; uma atitude ou mentalidade.

3. Gedan no Kamae: Gedan no Kamae também é conhecido como o Kamae da Terra.

Nesta postura, a ponta da espada aponta em direção ao solo, abaixo da linha dos joelhos.

Embora possa parecer-se com uma postura defensiva, é uma postura capaz de atacar adversários, impedir um ataque flagrante e criar oportunidades. Também ajuda a disfarçar a intenção do lutador. Muitos vão usar Gedan no Kamae como uma transição da Chudan no Kamae para um ataque de Tsuki. Segundo o livro "Kendo Fundamentais": "O Gedan no Kamae é usado quando você baixar o kensen e, ao mesmo tempo que protege o seu próprio corpo, evoluir para um ataque que está em conformidade com os movimentos e as ações do adversário."

4. Hasso no Kamae: Hasso no Kamae também é conhecido como o Kamae da Madeira. A espada fica posicionada ao lado direito do corpo, com a ponta voltada para cima, em um ângulo que varia de 45 a 20 graus em relação ao solo. Quando assume-se Hasso no Kamae, ele deve ser reto e forte como uma árvore, capaz de respeitar os seus adversários "de cima". Hasso é considerada uma variante do Jodan no Kamae, e portanto é uma postura agressiva.

5. Waki Gamae: Waki Gamae também é conhecido como o Kamae de metal ou a Kamae de Ouro, indicando uma espécie de "preciosidade escondida". Esse Kamae pode ser visto no Nihon Kendo Gata: Yonhonme, e no Kodachi no Kata Nihonme.

Neste Kamae, a espada fica oculta à direita do corpo, as mãos na linha da cintura. Tem como objetivo esconder do adversário o tamanho da espada e a trajetória que irá tomar. Praticamente sem uso no kendo, especialmente pelo fato das espadas possuírem tamanho padrão nas lutas.

Cada uma das diferentes técnicas de combate tiveram suas origens no campo de batalha. Hoje, são praticados no Kata e Shiai, assim conseguimos manter o kendo moderno conectado as suas origens.

No kendo, as lutas são realizadas com uma espada de bambu, chamada de shinai (竹刀), e são usados protetores para todas as regiões de ataque, além de uma vestimenta especial: hakama (calça), dogi ou keiko-gi (camisa/blusa) e bogu (armadura). Alguns praticantes usam ainda o obi (faixa).

São executados cortes no centro e nas laterais da cabeça (men-uchi), no antebraço (kote-uchi), na lateral do abdome (dô-uchi) e na garganta (estocada) (tsuki), e cada golpe deve ser anunciado com o Kiai, ou seja um grito que demonstre o espírito e a vontade do kenshi. As lutas duram de três a cinco minutos e são disputadas na forma de melhor de três, e o vencedor é aquele que aplicar primeiro dois ippon, ou seja, golpe considerado letal. Existe a possibilidade de haver enchô ou prorrogação em caso de empate no tempo regulamentar, e o vencedor é aquele que aplicar primeiro um ippon.

Outros pontos importantes que podem ser considerados nas lutas são:


  • O golpe só é válido se aplicado com o lado correto da Shinai (equivalente ao lado de corte da Katana);
  • O golpe só é valido se o realizado com o correto ângulo de corte;
  • Não é permitido golpear enquanto um oponente que estiver com a espada sobre o seu ombro;
  • Duas penalizações de um mesmo praticante durante uma luta são consideradas um Ippon. 

Podem ser consideradas penalizações:

  • Pisar fora da área de luta;
  • Empurrar o adversário para fora da área de luta;
  • Segurar a Shinai fora da Tsuka (equivalente a segurar a espada pela lâmina);
  • Demonstrar falta de combatividade;
  • Passar rasteira no adversário;
  • Soltar ou perder a Shinai durante a luta.

Nas lutas, conforme regulamento da FIK, é possível utilizar técnicas de Itto-ryu (uma única espada longa) ou Nito-ryu (duas espadas - uma longa e outra curta).

Pessoal informações tiradas do Kendo-Wikipedia

Bom agora que todos sabem um pouco mais sobre o kendo, podemos falar agora da presença do mesmo nos animes. A vários animes que trazem a arte marcial no seu enredo como: (Passem o mouse em cima da imagem, para visualizar as informações)

Highschool of the dead - Saeko e takashi

Garota que parece nutrir sentimentos por Komuro usa espada muito bem sendo a melhor á lutar com armas brancas dentre todos. Aparentemente é a garota mais durona do grupo(cargo ocupado por Saya), mas mesmo sem mãe e tendo um pai ausente possui um amor enorme por todos, mesmo por Rei, que a vê como rival.

E absolutamente impressionante o que a capita do clube de kendo consegue fazer com aqueles zumbis só com uma espada de madeira nos primeiros episódios.

Kenshin Himura

Órfão, ainda garoto foi iniciado na técnica de espada chamada Hiten Mitsurugi. Seu mestre Hiko também foi responsável por sua mudança de nome – de Shinta para Kenshin. Ainda muito jovem tomou parte da guerra que assolava o Japão e se tornou o lendário Battousai tamanha sua habilidade com a espada. Ao término dos conflitos tornou-se um andarilho e desapareceu.

Foi um dos animes mais legais que eu já assisti, muito foda esse cada quando esta empunhando sua espada!

Bleach

Quem não viu Bleach... Um anime muito legal onde ocorre choque de espadas a todo o momento, shinigamis que ao invés da clássica Foice, usam catanas e são altamente habilidosos.



















Entre muitos outros animes (só consegui me lembrar desses kkkk) Mais o importante e que o Kendo esta muito presente em varias historias de animes e mangas, é e uma arte marcial muito impressionante, treinando não só o corpo, mas também a mente, para que o corpo e mente trabalhem como um só... Muito legal isso.

Bom pessoal espero que tenham gostado desse post, fiz porque faz tempo que gosto muito de ver isso em animes.

E se lembrarem de mais algum anime que tenha kendo e Samurais, postem nos comentários...

Por agora e só pessoal... Mata na!

12 comentários:

  1. Que emoção nesse post, quase chorei *-------*
    Ei, acho que o Yamamoto Takeshi (KHR) também entra nessa lista u.ú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é mesmo!

      Esqueci completamente, Yamamoto com o estilo de espada que foi passado de geração em geração!

      Muito top!

      Excluir
  2. Eu Gosto muito de animes que possuem lutas de espadas, principalmente quando são katanas.
    gosto tanto que eu criei uma (só falta o cabo estou com preguiça de fazer), e estou fazendo uma mais longa, só que eu pergi a serra já esta tudo preparado mas só falta corta-la.
    e também no segundo capitulo do meu Mangá eu irei colocar o protagonista com uma katana feita através de sua força espiritual.
    Eu já assistir Highschool of the dead e é muito foda!
    e atualmente estou assistindo Kenshin Himura (SAMURAI X)

    Muito Bom seu poster, muito bom mesmo.

    Animes:
    Omamori Himari (parei no epi 3 mas voltarei assistir)
    Rave Master
    One Piece
    katanagatari (Parei no epi 5 pois é muito grande os epi e eu não tenho muito tempo livre)
    Ao no Exorcist
    Tenjou Tenge (é um anime que retrata uma escola de artes marciais, e lá possui o Kendo)
    Sword Art Online
    Shingeki no Kyojin (não são katanas mas deve valer) rsrsrs.
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Fazer uma deve ser legal!
      Assisti todos os animes que você citou menos One Piece.
      Me recuso assistir um anime tão longo kkkkkkk!
      Falta de tempo mesmo.
      Vlw... Que bom que gostou!

      Excluir
  3. U.U Kendo deve ser legal !!
    Também tinha a Tessaiga que amooo do Inuyasha que eu adoraria um dia usar *--* ( Tá tá , acho que eu parava no hospital tentando erguer aquele negócio O.O )

    MUAHAHAHA imagina eu ter uma katana em casa *OO*
    MUAHAAHAHaaaaaaaaaa meu irmãozinho queridinho que tente ousar me incomodar *¬¬¬* bye bye bicho com pé de lebre ( sério ele tem um pé que parece o de uma lebre saltitante u...u ) . #.# se alguém aí quiser fazer uma doação de espadas , to na fila querendo uma *OOO*

    Post super legal , qualquer coisa já sei onde achar animes que tenham lutas de espadas ;) até mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Maléfica em kkkk!
      Coitado do seu irmãozinho... Mais tenho que admitir que irmãos mais novos são um saco mesmo.
      Só e divertido quando eles são 4 anos mais novos que você, e muito legal ser chamado de irmãozão. Meu priminho me chama assim, acho muito bonitinho!

      Eu tenho uma Irmã que e ainda pior, ela só tem 1 ano de diferença, garota chata e sem educação, mais tenho que aguentar né!


      Vlw, que bom que gostou do post!

      Excluir
    2. Meu irmão é um ano mais novo que eu -.-' daí já viu né ? Chute , tapa e soco pra lá e pra cá ( amor lindo esse *¬* só que não !!! u.u )

      Mas bote saco esse -.-' , adoram arrumar uma briguinha !!
      KKKKKKKKKKK ' eu não chamo minha irmã mais velha de irmãozona e olha que ela é 4 anos mais nova que eu e tem 17 anos xD , a gente briga também as vezes , mas não tanto quanto eu e meu irmão U.U

      #.# Que fofo seu priminho ! Deve ser uma graça ! ( apesar que não sou daquelas que ama crianças '--' )
      Vixi , sei como é isso .-. , são tudo umas pestes mas temos que conviver todo dia com eles u.u

      Ahhh antes de eu ir , aceito sim afiliação contigo ;)

      Excluir
    3. E a vida...
      2 opções, aguentar ou aguentar, não há outras escolhas kkkk!

      VLW, vou montar uma pagina de afiliação amanha cedo.

      Excluir
  4. Kya, amo amo *-*

    Eu queria ter e saber usar uma espada, seria sangue dos meus inimugos voando pra tudo que é lado *u*

    Mas o problema seria esconder os corpos, não consigo nem esconder meu dinheiro do meu primo u.u (sou roubada toda vez que ele vem --')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Meio violenta, mas eu gostei! kkkkkkkkkkkkk.

      Sou do mesmo jeito...
      É que priminho legal você tem em. Muito bom kkkkkkkk!

      Adorei seu comentário Harumi-chan.

      Excluir
  5. Tem um manga chamado Bamboo Blade onde o tema é o kendo, tem um anime de 26 episódios baseado no manga.O anime é muito divertido e o kendo é bem retratado mostrando aspectos técnicos e filosóficos e regras de competição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou dar uma olhada nesse anime.
      Obrigado pela dica.

      Excluir