Nihon Buyou (Odori)

Yô mina-san... Hoje vou falar sobre uma coisa que me interessou muito enquanto eu assistia o anime RGD: Red Data Girl. No anime há algumas partes em que a protagonista realiza uma dança muito bonita, e aquilo me chamou atenção, pela simplicidade e a postura dela enquanto dançava. Fui atrás e li muita coisa a respeito é agora vim compartilhar um pouco dessa informação com vocês... A tradicional dança japonesa. O Japão é um país que conserva muito fortes as suas tradições de anos, séculos e até milênios, e um dos costumes que permanecem até hoje são as populares danças japonesas.

A dança japonesa surgiu na Antiguidade, como um elemento de cerimônias religiosas, e se desenvolveu no decorrer dos séculos, em intima relação com vários gêneros de artes; é baseada em movimentos básicos, associados ao comportamento diário. Muitas situações e emoções podem ser expressas pelo movimento corporal.

A dança tradicional japonesa inclui vários estilos, todos inspirados em um dos dois elementos essenciais da cultura do país: o mai (diferenciado por uma conduta cerimonial, introspectiva e tranquila) e o Odori (folclórico, exuberante e extrovertido). Embora atualmente a distinção entre os dois termos não seja tão clara, ambos estão firmemente arraigados em muitos eventos tradicionais. A combinação dos ideogramas dessas duas modalidades de dança (mai + odori), forma a palavra buyo (que significa danças tradicionais).

No Japão, Vários tipos de dança populares tiveram origem em comunidades agrícolas e de pescadores, geralmente comemorando a farta colheita do arroz ou a época de pesca. Outras danças surgiram em homenagem aos falecidos, por influência do budismo, caso do “Bon Odori”, que significa “dança do finado” e cujas apresentações se concentram no dia do finado japonês, em agosto.Todas essas danças populares remetem à vida em comunidade e à continuidade da vida. No Brasil existem várias professoras que representam vários estilos de dança tradicional japonesa. Os usos dos movimentos dessas danças se desenvolveram em um estilo mais expressivo do que de muitos outros países.

Hoje, a dança tradicional do Japão é chamada de Nihon Buyou, mas os mais tradicionalistas usam o termo Odori para a dança que se converteu em peças de Kabuki, e o termo Mai para danças executadas na região de Quioto e Osaka.

Essa dança sempre me deixou impressionado pelo sincronismo, simplicidade, postura e leveza de movimentos... Bem executada,agrada aos olhos de muitos.

Agora eu coloquei esses 2 videos, Um deles e de uma apresentação real é a outra e a dança da Suzuhara Izumiko que eu citei do anime Red Data Girl.



Anime RGD: Red data girl - Suzuhara Izumiko



Por enquanto e só pessoal!
Ate qualquer hora...


Comentários

  1. Q-q-que dança linda! o-o Isso que eu gosto do Japão. Eles vivem sua cultura mesmo que vários séculos passem, admiro isso neles ! u^u
    Eu pareço um calango dançando, então nunca conseguiria fazer isso ;^;
    Kissus!

    Aoi Sky || aoi--sky.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa do calango foi foda. LOL!

      Eu também admiro bastante essa dança pela postura, leveza dos movimentos...

      Excluir
  2. São tão lindos e graciosos os movimentos :3

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pera to preparando uns negocio aqui... HEHE
      Mais eu vou postar as atualizações!

      Excluir
    2. É o negócio dos 60 followers? É que parece que só tem eu assombrando o Do&O e eu estou tentando trazer posts pra cá e pro blog do Jefferson,e ainda to escrevendo demon hunter e zombie. Daqui a pouco eu piro.
      Vou ver alguns animes medievais e postar aqui *3*

      Excluir
    3. Não beleza ta tranquilo aqui, tenho 5 posts prontos, da pra segurar durando a semana.

      Eu to com uma baita lista de coisas para postar no DO&O, só que o negocio dos 60 seguidores ta tomando muito meu tempo...

      Ainda bem que eu já tenho pelo menos mais 3 posts prontos pra cá...

      E que eu estava empolgado com o inicio desse blog e acabei fazendo post d+, então eu to postando dia sim dia não.

      Ai to focando no negocio do 60 seguidores hehe!

      Excluir
  4. Legal!!
    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A dança é linda *u*
    Mas eu não sei dança, porcaria TT-TT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porcaria dupla, porque eu também não sei kkkkkkkkkk!

      Excluir
    2. Nah, seria um desastre se dançássemos juntos, um pisando no pé do outro xD

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkk, pode ate ser mais eu piso mais kkkkkkk!

      Excluir
  6. Yoooooo
    Eu ameia o post
    Queria saber dança essas danças
    Esse ano teve um gincana aki na minha escola de países a minha sala pegou o japão a gente tinha que enfeitar a sala e fazer um dança tipica e comidas .... Mais na época não conhecia direito a dança tipicas acabou que a gente nem fez a dança T.T
    Ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena... Essa dança e ate bem fácil de aprender, mas o que pega mesmo e a postura kkk!

      Vlw, que bom que gostou!

      Excluir
  7. Olá Diego, agradeço pela visita no mwu blog. Eu realmente adorei o seu blog e os seus posts.

    ResponderExcluir
  8. Olá Diego, agradeço agradeço a visita no meu blog. Curti bastante o seu e adorei os posts. ^^

    ResponderExcluir
  9. Aaaaaah, que linda essa dança *-* Queria tanto aprender... Eu já tinha visto ela em Kami-sama Hajimemashita também :3

    Vou até assistir RDG agora HUEHUEHUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, Kami-sama Hajimemashita... Não assisti ainda mais você despertou minha curiosidade, vou assistir! Vlw...

      Há... RGD e muito bom mesmo assistia que você não vai se arrepender!

      Excluir
  10. Uma das coisas que eu mais amo na cultura japonesa é a dança. Ela é bem leve e até tranquilizante (tanto a música quanto a dança).
    O que também me chama atenção é as roupas, acho elas lindas e tenho uma paixão significativa por leques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ver ela sendo bem executada, e muito bom!
      E as roupas tradicionais deixam tudo ainda amais bonito!
      Abraços...

      Excluir
  11. Lindaaasss *-* Já dancei um tipo de dança japonesa, amei >.< Mas n usei leque kkkk Adorei o poste Diego-Kun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw lia...
      Deve ser o Odori, mais em um estilo mais descontraído!

      Excluir

Postar um comentário