Espaço Otaku | Home About Parceria Contato

Geta - Tamanco Japonês

💬
Yô mina-san, vim trazer um post bem legal sobre o Gueta, aqueles tradicionais tamancos japoneses de madeira. Uma marca da cultura japonesa ele faz parte da tradicional vestimenta japonesá. Hoje em dia podem ser encontrados vários modelos destes mesmos tamancos, podemos encontrar Guetas personalizáveis, como trocar as tiras por uma de outra cor e ate mesmo saltos personalizados. 


Geta e um calçado tradicional  que se assemelha tanto aos tamancos como chinelos, usado por homens e mulheres, tipo de sandália com uma base elevada de madeira, presa ao pé por um pedaço de tecido que se fixa entre os dedos.Eles são usados ​​com roupa tradicional japonesa como o quimono ou yukata , e também com roupas ocidentais, durante os meses de verão.Às vezes geta são usados ​​na chuva ou neve para manter os pés secos, devido à sua altura extra e impermeabilidade em relação a outros calçados.Geta são feitos de uma peça plana de madeira em duas ripas (chamado de ha, ou dentes) que elevam a única peça 4-5cm do chão.

Durante o Período Nara (710-794), a aristocracia japonesa usava sapatos ou botas, influenciado pelo calçado de estilo chinês. No Período Heian (794-1192) que zori (chinelos) e geta(tamancos) começaram a ser usados. O clima no Japão é muito úmido e sapatos se tornaram bastante abafados durante a temporada de verão, o zori e geta são calçados mais frescos. Geta era usado para sair, porque eram suficientemente altos para manter um quimono de serem arrastados pelo chão. Era usado também para proteger os pés da lama, em dias de chuvas ou mesmo para realizar trabalhos na agricultura, nos arrozais japoneses.

Hoje em dia o Geta e usado quando alguém esta vestido com um Kimono ou Yukata, e comum vermos pessoas vestidas de maneira tradicional em diversos festivais japoneses.  Algumas danças tradicionais dos festivais também utilizam o geta junto como o kimono ou yukata.

Agora eu fico pensando aqui e se a minha irmã tivese acesso a um par desses tamancos... Isso nos pés dela viraria uma arma de destruição em massa kkkkkkkkkk, sério quando eu era menor qualquer coisa que eu fazia, ela pegava um tamanco que ela tinha e tentava me acertar. Correria sério risco de vida kkkkkk.

Bom pessoal para terminar a postagem quero colocar alguns modelos do geta para vocês darem uma olhada.


Bom por hoje e só isso pessoal.
Oyasumi...


10 comentários:

  1. Sempre tive a curiosidade de saber mais sobre esses tamancos, mas a preguiça não deixava. rsrsrs
    na ultima imagem o segundo e o ultimo geta foram o que eu mais achei legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça ultimamente também ta me pegando as vezes kkkkkkkkk!

      Eu gostei mais na ultima imagem, que no primeiro quadro tem um Geta que mais parece um tronco kkkkkk.

      Abraço.

      Excluir
  2. Eu acho supeeeeeeeeeer legal esses Geta xD SÓ QUE DAÍ SAI NA CHUVA COM UM DESSES e cai no primeiro passo o.o como é que eles conseguem andar com isso ? Só de olhar pra isso já vejo eu caindo um tombãaaaao !! O.O

    USHSUHSUHS ' tua irmã é que nem eu u.u , só que eu pego chinelo e tênis pra jogar no meu irmão MUAHAHAHAHA , meu irmão saía gritando pela casa e.e

    Qué isso , olha aquele tamanco só com uma madeira sustentando e alto aindaaaaa , acho que esse aí fazia quebrar a coluna com os tombos o.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada parece difícil mais e normal para andar... Pode ser ate meio esquisito no começo mais você se acostuma.

      Vocês Irmãs são muito violentas kkkkkkkkk!

      Abraços.

      Excluir
  3. Muito interessante a postagem!!! Gostei! Achei bem legal não sabia muito sobre elas bem interessante, adorei o post. Gostei muito da em vermelha e da ultima imagem.

    Bunny Crazy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou wendy, sabe fiquei curioso sobre eles depois que vi umas fotos de alguns festivais... Ai fiz o post hehe!

      Abraços...

      Excluir
  4. Agora você para e pensa: Imagina isso acertando a sua cara e.ê
    Ainda bem que aqui no Brasil é só o tradicional chinelo mesmo shauhsuau' Seria muito triste apanhar com um Geta. Tem gente que reclama de andar de salto alto, imagina se equilibrar nisso e na lama ainda por cima, que tenso '-'

    http://otomenihon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Nem quero pensar, seria muito doloroso kkkkk!

      Quem inventou a havaina e meu herói kkkkk

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu tenho um desses, minha mãe comprou pra mim.. -q
    Ele não é tão alto e tem um formato que é até confortável. Sempre achei eles bonitinhos quando são usados com kimonos ou yukatas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não são difíceis de usar, da para andar normalmente e são bem confortáveis.

      Abraços Eva.

      Excluir