Sentô - Banhos Públicos

Yô mina san... Pessoal desculpem não ter postado ontem, eu estava abarrotado de coisas para fazer, e hoje eu estava respondendo algumas trabalhos para a faculdade... Bom mais antes dormir vim aqui para postar para vocês. Se você estiver com preguiça de ler é ainda sim quer saber mais sobre o Sentô, leia somente o que esta em negrito, viu como eu penso em vocês kkkkk...

Primeiro um paragrafo sobre como surgiu o Sentô... O Grande Edo, atual Tóquio, do século XVII era uma grande metrópole com 1 milhão de habitantes. Lá, o banho público era muito utilizado por várias razões: à exceção da classe dos nobres e dos daimiôs (senhores feudais), as demais famílias eram proibidas de ter o banho em suas próprias casas, por medida de controle de água e prevenção de incêndios. O banho público era uma espécie de sauna, mas não conseguia atender um grande número de pessoas simultaneamente. Assim, passou-se a utilizar o nível de 30 cm de água quente para o aquecimento a partir dos pés e, depois, banheiras cheias de água quente. Supõe-se que essa adaptação foi, em parte, influenciada pelo costume de banhar-se nas termas de todas as regiões japonesas.


Bom... Sentô que e o nome dado para as tradicional casas de banho publico japonês, onde é possível banhar-se pagando um valor simbólico. No Japão o banho é um ritual obrigatório. Ele não é visto somente pelo pela higiene, não serve apenas para tirar a sujeira do corpo, mas também para purificar a alma (uma herança do xintoísmo), além do mais, ajuda a relaxar e elimina a fadiga do trabalho. Os sentôs eram pontos de encontro da comunidade local, onde amigos colocavam a conversa em dia. Há registros de que os sentô existiam já na Idade Média, mas sua popularização ocorreu durante o Período Edo (1603-1868). 

  

Até o Período Meiji (1868-1912), os sentô, assim como os onsen (estação de águas termais), permitiam o banho misto de homens e mulheres. Depois, por influência da cultura ocidental, passou-se a proibir o banho misto.

Houve uma época em que se podia encontrar um sentô em todos os cantos do Japão. Era no tempo em que as pequenas casas japonesas raramente estavam equipadas com banheiro próprio. Hoje, a maior parte das casas japonesas dispõe de banheiro.Em conseqüência, o número de casas de banho público vem reduzindo-se drasticamente. Para chamar de volta a freguesia, as casas de banho procuram modernizar-se.

Algumas casas tradicionais instalaram sauna e aparelhos de condicionamento físico, para atrair os clientes preocupados com o corpo e a saúde. Outras casas se aproximaram mais de um centro de lazer, instalando equipamentos de karaokê, videokê e outras formas de entretenimento. Os sentô podem ser identificados à distância por suas chaminés bem altas. A entrada da casa do banho exibe geralmente um noren (cortina curta com o nome do estabelecimento). Na sala de banho propriamente dita, é comum observar murais retratando o Monte Fuji. Mesmo sob risco de extinção, os sentô já fazem parte da cultura japonesa. 

Tem ate uma tirinha na internet que fala: Se você nunca foi a um Sentô, não pode dizer que conhece o Japão. kkk!


Agora como agir em um banho pulico:

  • Os japoneses se lavam ANTES de entrar na banheira, uma vez que eles têm o hábito de compartilhar a água – bem quente – do banho com outras pessoas. Isso se aplica em sentōs (banhos públicos), onsens (termas) bem como em banhos em casa. Não suje a água do banho e não esvazie a banheira depois de sair dela.

  • Os japoneses gostam de tomar banho com água bem quente (de 40 a 50 graus Celsius). Se for quente demais para você, você pode acrescentar um pouco de água fria, mas não deixar a água na banheira morna, pois a próxima pessoa não vai gostar da temperatura.

  • Em banhos públicos, não confunda os vestiários masculinos e femininos, pois isso é extremamente grosseiro, mesmo que você tenha realmente cometido um engano. Vestiários masculinos normalmente estão à esquerda, com uma cortina azul com os ideogramas otoko (homem) ou tono-sama (senhor feudal). Vestiários femininos normalmente estão à direita, com uma cortina vermelha com o ideograma onna (mulher). Se você não tiver certeza, pergunte a alguém antes de entrar.

  • Não use maiôs, biquinis, bermudas ou macacões de natação em banhos públicos, pois isso pode causar desentendimentos com clientes japoneses e você pode acabar expulso(a) do local.

  • Tatuagens são proibidas em muitos banhos públicos. Se você tem uma, pergunte se não há problema na recepção antes de entrar, para evitar confusão.

Bom pessoal para terminar o post, quero mostrar-lhes esse vídeo de um banheiro publico estilo ocidental... Veja e compare o banheiro publico de lá, com os banheiros públicos daqui. ( Deu ate vergonha agora kkkkk...)



Bom pessoal acho que por agora e só...
Vejo vocês logo mais a noite. Sim... Eu vou postar novamente!

Comentários

  1. Nah, eu ainda vou em um Sentô, acredite u.u

    ~Oh, Diego já está na faculdade O.O Eu pensava que você era mais nova, mas ok u.u

    Caramba, banheiros brasileiros humilhados :c Tá dificil =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia achar meio esquisito kkkk, mais iria ser uma experiencia ate legal!

      Sim tenho 18 anos... Praticamente 19.
      Meu aniversario ta perto dia 26 de Dezembro kkk.

      Abraços Harumi.

      Excluir
    2. Pois é, outra coisa que quero fazer no Japão é ver o Hanami *--*

      Eu pensava que você tinha uns 15, mas tudo bem Diego-senpai u.u

      Abraços o/

      Excluir
    3. Sim... Deve ser muito bom admirar as flores na primavera, eu tenho vontade de ver no Ueno Parque... As flores de Sakura deve ser muito bonito.

      Aliás acho que tenho um post de pontos turísticos aqui no blog pera...

      Achei: Japão - Pontos turísticos


      acho que já vou dormir, das horas que eu to falando que vou dormir e não vou... teimoso né!

      Oyasumi.

      Excluir
    4. *OO* Um dia eu ainda vou ><

      Eu vi, até comentei lá xD

      Heuheuheu, eu estava do mesmo jeito mas fui dormir depois que deixei meu comentário u.u

      Espero que tenha tido bons sonhos Senpai ^^

      Excluir
  2. Caramba, 40 a 50 graus Celsius *OOO*
    rsrsrs só li em negrito mesmo, tenho muitos blogs para dar uma visitinha^^

    Enfim, ótimo post, é bom conhecer mais sobre o Japão!

    Com carinho, Gaby /  GQCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia kkkkkk, A maioria não tem muito tempo para ler o texto inteiro então... Como eu sou um blogueiro que pensa muito nos meus leitores, destaquei as partes mais importantes.

      Que bom que gostou Gaby.

      Abraços.

      Excluir
  3. Japão e seus encantos *-* Gostei do post, nunca tinha ouvido falar de um sentô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você já tenha topado neles durante algum anime, mais não sabia direito o que era. Que bom que esse post lhe foi útil.

      Abraços.

      Excluir
  4. Posso falar a verdade agora? Deu preguiça kkkkk'
    Você é mais genial que o Oda, pensou em tudo (e olha que amo One Piece, todo mundo sabe disso, mas tô falando de novo). Eu juro que hoje mesmo leio o que não está em negrito kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Vlw, Hari o que não esta em negrito e detalhe, mais o que vale e a intenção de querer saber kkkkkk.

      Mesmo assim seria bom se você lesse tudo!

      Excluir
  5. 40 a 50 graus Celsius? Mds, abram as portas para o inferno, credo, quente demais u.u Mas me pareceu bem legal!
    Kiss
    With Yoy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk, e não é!
      Não sei como eles aguentam, Se nos aqui do brasil ficássemos 15 min dentro disso já dava tonteira kkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Finalmente estou vendo um.Bem bonito por dentro,gostaria de experimentá-lo.
    Dorimu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhum... São bem organizadinhos, seria uma experiencia interessante!

      Excluir
  7. Carai, 40 a 50 celsius? HAUEAHEUHEUAEUAE lol
    Mas, se não pode usar maio, nem bikini, a gente vai ficar tipo, peladão na frente do povo? '-' Tenso isso, cara o.o

    - Uma fã de InuYasha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha você vai ter uma toalha, mais se ficar nu acho que não vai ter problema kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Abraço

      Excluir
  8. Wooww que loucura isso,parece ser divertido mas eu teria vergonha de ficar tomando banho com pessoas totalmente desconhecidas.Tenso '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, bom lá o povo se reunia para jogar a conversa fora kk...
      Parece se legal né.

      E esse outra quando você não estiver na água você pode ficar de toalha.

      Sem problemas.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário