Espaço Otaku | Home About Parceria Contato

Kitsunes - Mensageiras de Inari

💬
Yoo Minna... Mais um post, e só falta mais 11 para chegarmos a 100 posts, vai demorar um pouco ainda em ashuash.  Faz realmente muito tempo desde que fiz um post sobre curiosidades da cultura japonesa, e eu acho que só fiz uma unica postagem sobre o folclore japonês, mitos e lendas. Ontem eu terminei de assistir um anime chamado "Inari, Konkon, Koi Iroha" (Foi ate legal). E eu fiquei bastante curioso sobre as kitsunes então fui fazer uma pesquisa e encontrei bastante coisa sobre esses youkais tão poderosos.

 Kitsune

A história desse youkai é muito popular entre os japoneses, e alem disso a Kitsune é o ser mais poderosos de toda a mitologia nipônica. São seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria, elas são um tipo de youkai ou entidade espiritual, e a palavra kitsune é muitas vezes traduzida como espírito de raposa. No entanto, isso não significa que as kitsune são fantasmas , nem que elas são fundamentalmente diferentes de raposas normais. Porque a palavra espírito é usada para refletir um estado de conhecimento ou iluminação, todas as raposas de longa duração ganhar habilidades sobrenaturais.

Há duas classificações para uma kitsune..:: O Zenko (Raposa boa) são benevolentes, raposas celestial associado com o deus Inari , eles são às vezes chamado simplesmente de raposas de Inari .  Por outro lado, o yako ( Raposa má, também chamada Nogitsune ) tendem a ser mal-intencionadas e perversas. As tradições locais adicionar outros tipos.  Por exemplo, um Ninko é um espírito de raposa invisível que os seres humanos só podem perceber quando se possui -los. Outra tradição classifica kitsune em um dos treze tipos definidos pelo qual habilidades sobrenaturais a kitsune possui.
Fisicamente, kitsune são lembradas por ter nove caudas. Em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha e mais poderosa; nos folclores dizem que uma cauda crescerá após que a raposa viver 100 anos. Quando uma kitsune recebe sua nona cauda, sua pele torna-se prateada ou dourada. Estas Kyuubi no Kitsune ( raposa de nove caudas) ganham a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar no mundo também adquirem a Onisciência ( sabedoria infinita ).

As Kitsunes possuem o poder de se transformar em qualquer coisa (algumas lendas contam que elas só podem mudar de forma quando alcançam uma certa idade, ou seja, um certo numero de caudas), incluindo seres humanos, assim ficando mais fácil o método de enganar a todos (elas freqüentemente preferem se tornar pessoas bonitas).

Em si, esses animais são conhecidos pelos seus poderes místicos, pela sua incrível sabedoria e pelos seus truques, além de tudo, as Kitsunes são associadas à divindade Inari (Deus do Arroz e da Fertilidade, raposa mãe de dez caudas), sendo suas mensageiras, as raposas de Inari são todas as benignas, geralmente brancasElas devem seguir certas regras estabelecidas por Inari: Nada de ferir seres humanos, manter sempre a palavra e nunca matar. Porém essa questão é mais certa para as Kitsunes boas, pois as más continuam adorando pregar peças em todo o mundo a fora. E em algumas fábulas elas podem até perder uma cauda como castigo, dependendo de suas ações.
Representação do Deus Inari no anime: Inari, Konkon, Koi Iroha.
Entre os seus poderes há um em que a Kyuubi no Kitsune consegue soltar fogo pelas suas caudas (chamado de “Kitsune-bi”, que significa “Fogo de Raposa”) ao levantá-las, algumas lendas dizem que ela também tem a capacidade de lançar fogo pela boca. Essas raposas tem vários outros poderes que são a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôo, invisibilidade, e a criação de ilusões tão complicado que é quase indistinguível da realidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço, e levar pessoas à loucura. Outras têm características que lembram vampiros ou súcubos e se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual.

Porém, todos temos uma fraqueza, e no caso dessas raposas, a sua fraqueza são os cães (isso mesmo, as Kitsunes morrem de medo de cachorros).

Elas, geralmente, vivem nos campos ou nas cidades e seu convívio com as pessoas tornou-se comum, já que elas podem se transformar em qualquer ser. Em algumas lendas, dizem que as Kitsunes podem ser reconhecidas quando humanas através de suas sombras, que permanecem as de raposas, ou vendo seu reflexo no espelho. Também pode ocorrer de a Kitsune, em forma de pessoa, ainda possuir a cauda.

As razões que levam as Kitsune a atormentar os homens podem ser variadas, desde vinganças suaves a alguém que propositalmente causou algum mal a ela ou a outra raposa, ou fazem isso simplesmente por causa de sua natureza traiçoeira.

Ao abordarem seres humanos as Kitsune disfarçavam-se de lindas jovens perdidas e órfãs que suplicavam por abrigo. Eram poucas vezes recusadas e assim faziam o seu caminho para casas familiares, nobres ou não, onde podiam causar toda a discórdia que desejavam. Mas no entanto não é raro o caso em que o anfitrião da Kitsune com o passar do tempo se apaixone pela raposa, até case com ela e tenha filho, sem nunca saber o seu segredo.

Ainda não se sabe se a origem das lendas e mitos sobre Kitsunes, foi inteiramente de fontes estrangeiras ou parte do folclore japonês, que datam a partir do quinto século d.C. O folclorista japonês Kiyoshi Nozaki argumenta que os japoneses vêem positivamente as kitsunes desde o quarto século d.C.; as únicas coisas importadas da China ou da Coréia eram os atributos negativos em relação a elas. Ele afirma que, de acordo com um livro de registros do século XVI, chamado Nihon Ryakki, as raposas e o ser humano viveram muito próximos no Japão antigo, e afirma que as lendas indígenas sobre as criaturas se formaram em consequência desse convívio. A erudita Karen Smyers aponta que a ideia da raposa como sedutora e a conexão dos mitos de raposas ao Budismo foram introduzidas no folclore japonês com as histórias chinesas similares, mas diz que algumas histórias de kitsunes contêm elementos únicos do Japão.

 Tipos de uma Kitsune
Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo;
Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio;
Kiko: Espírito de uma Kitsune;
Kitsune: Termo geral para a palavra "Raposa", Kitsunes podem ser retratadas tanto como Boas ou Más;
Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda;
Koryo: Kitsune Amaldiçoada;
Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são Kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu (Goblin Japonês);
Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 Caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita (Onisciência);
Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas;
Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não é uma Kitsune Má, mas definitivamente é perversa;
Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como Boas ou Más (Igual as "Kitsunes")
Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas;
Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade(normalmente nessa idade as Kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para Prata ou Dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari;
Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a "Kitsune").

Ou simplesmente você pode chamar de "Kitsune", todas as benignas e ás malignas de "Nogitsune".

Saiba um pouco mais

Shapeshifting ( Capacidade de metamorfose ).:: A kitsune pode tomar a forma humana , uma habilidade aprendida quando atinge uma certa idade, normalmente de 100 anos, embora alguns contos dizem 50. Como pré-requisito comum para a transformação, a raposa deve colocar canas, uma folha larga, ou um crânio sobre sua cabeça. As formas mais comuns assumidos por kitsune incluem belas mulheres, jovens ou idosos. Estas formas não são limitadas pela idade da raposa ou de gênero, e uma kitsune pode duplicar a aparência de uma pessoa específica .

Kitsunetsuki (Tem a capacidade de possuir humanos)..:: A vítima é sempre uma mulher jovem, a quem a raposa entra debaixo de suas unhas ou através de seus seios. Em alguns casos, as expressões faciais das vítimas podem mudar de tal forma que se assemelham aos de uma raposa.
Hoshi no tama (Bola de estrela) Quando não estiver em forma humana ou possuir um ser humano, uma kitsune mantém uma bola em sua boca ou a carrega em sua cauda. As jóias são um símbolo comum de Inari, e representações de raposas sagradas sem elas são raras.

Segunda algumas crenças, quando uma kitsune muda de forma, sua Hoshi no tama detém uma parcela de seu poder mágico. Outra tradição é que a pérola representa a alma do kitsune; o kitsune vai morrer se ficar separado dela por muito tempo. Aqueles que obtiverem a joia pode ser capaz de extrair uma promessa do kitsune em troca da devolução da joia.

Uma outra curiosidade sobre as Kitsunes, e que apenas os sacerdotes possuem o poder de enxergá-las através de suas ilusões e podem expulsá-las

Resumindo: Kitsune é uma raposa de nove caudas com poderes de ilusão, mensageiras de Inari e que pregam peças nas pessoas, além de seus poderes de fogo e raios.

Então pessoal, eu fiquei muito empolgado escrevendo esse post porque eu gostei muito da pesquisar sobre esse youkai formidável. Fiquem ligados que logo mais a noite a pagina de animes da temporada de outono de 2014 vai ser atualizada. Quarta-feira também teremos o comentário de Naruto, não pretendo deixar acumular novamente kkk.
Abraços.

15 comentários:

  1. eu já havia visto umas coisas sobre Kitsunes mas não sabia que havia tantos tipos xD
    Amei o poster ta bem completo >.<

    aishiteruemcontos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não sabia que elas serviam a um Deus, eu fiquei surpreso com isso e ainda não sei direito se as raposas mais velhas e poderosas ainda continuam servindo a ele.
      Sobre as regras impostas por Inari, eu também fiquei surpreso em saber que se uma raposa faz uma coisa ruim com os humanos essa ação pode ter como punição a perda de uma calda.
      Gostei muito.
      Obrigado, abraço...

      Excluir
  2. Eu já conhecia Kitsune, mas não conhecia nada a cerca dela, Youkais são interessantes ^^"
    Pelo menos existem diferentes espíritos no Japão
    Em Portugal o que á? Almas penadas, que também conseguem ter o mesmo poder de Kitsunetsuki, mas a isso se chama entrar na morada de uma pessoa e para isso a morada tem que estar aberta e pode ser tanto um demónio como um espírito e o resto da parte do exorcismo todo mundo já sabe ( aliás o padre daqui faz trabalho espirituais, devia-lhe perguntar como ele faz e se vê os espíritos XD)~
    Mas essa cena de Youkais é fixe e aparece em alguns animes e pronto eu gosto -.-"
    Quanto á temporada de animes de outono, acho que só vou ver a atualizaão amanhã, porque já vou dormir ^^"
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Em Portugal o que á? Almas penadas" !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
      Não deu tempo para completar a atualização da lista porque tive alguns problemas.
      Mas amanhã estará pronta.
      Um Abraço.

      Excluir
  3. Yoooo Beleza!?
    Como sempre me salvando!Não sei a quanto tempo eu venho querendo saber sobre raposas e seu significado no japão,porque em tudo que é anime/mangá aparece uma raposa,ou algo que seja meio raposa ou que se transforme em uma,e por muito tempo vim me perguntando se tinha algum significado por trás.
    Adorei o post *-------*,raposas são simplesmente perfeitas >//////<,mas sempre imaginei que o povo japonês tivesse uma visão completamente má delas,mas agora eu vi que exitem as boas e as mais traiçoeiras.Outra coisa que não sabia era sobre Inari e sua ligação com elas.
    Enfim,estarei esperando a atualização da lista e o post do Naruto /ooooooooo
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito de toda a história sobre elas, eu fiquei muito interessado no Deus Inari também, pesquisei muita coisa sobre ele ontem e gostei bastante da história.
      Pode deixar que eu não vou mais deixar acumular os comentários do Naruto kkkkk.
      Abraço.

      Excluir
  4. Muito bom, o post estã bem completo.
    Ja sabia que as raposas estavam na cultura japonesa,mas nunca tinha pesquisado.
    Muito legal saber que também existem boas raposas, me surpreendi mesmo, pensei que elas eram somente espiritos malignos.
    Achei interessante o fato de elas so ganharem suas caudas a cada 100 anos de vida, quanto mais vivem mais fortes ficam, tem muito a ver mesmo com a cultura japonesa, onde se respeita muito os mais velhos e a sabedoria.
    Que bom que vai ter o post sobre naruto, essa semana,vou esperar por ele entao,
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando eu fiz o post e li sobre esse detalhe de quanto mais velha a raposa for mais sabia e poderosa a raposa é, eu lembrei do shippo do anime Inuyasha kkkk, ele era fraquinha ainda tinha pouco mais de 100 anos, mas vai se tornar um youkai muito poderoso kkk.
      Gostei muito de fazer esse post e vou fazer mais um sobre um outro assunto semana que vem, vai ser muito interessante.
      Abraços.

      Excluir
    2. Yoo que bom, vou esperar por ele então.
      Comecei a assistir inuyasha, mas foram poucos capitulos, espero conseguir ver todo o anime.
      Abraço.

      Excluir
  5. Yoo, tudo bem?
    Já assisti um anime muito bom (Hiiro no kakera, meu anime favorito <3) que a protagonista tem uma "raposinha" para proteger ela q. Só não sei qual é o tipo de Kitsune é o dela. Ela parece com a primeira da ultima ilustração, só que ela tem mais fofura, veja que amorzinho ela é: http://img1.ak.crunchyroll.com/i/spire1/e3b6ae7f4892dc2ef60d1271771834c11330978108_full.png...hehe
    Enfim, ótimo post.

    ~Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, sim... Eu assisti Hiiro no Kakera também e gostei muito. Você deixou passar outra Kitsune no anime, Yuuichi é um descendente da Kyuubi no Kitsune (raposa de nove caldas).
      Aposto que não tinha percebido isso ainda kkkkkkkkkkk.
      Abraço...

      Excluir
  6. Kitsunes. <3
    Creio que elas são uma de minhas paixões... Não sabia de tudo isso, então gostei bastante no post.
    Acho incrível/amo animes que tem alguma Kitsune no meio. <3 Aceito um post falando sobre os melhores animes que tem Kitsunes no meio, cof/

    Unicornizada || Clique no Perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de animes que tenham Kitsunes como protagonista ou antagonistas.
      O importante e que tenha kkkkkkkk.
      Hum, posso providenciar uma pequena atualização nesse post acrescentando uma lista de animes que tenham kitsunes.
      Abraço.

      Excluir
  7. Oii! Já tinha ouvido falar sobre Kitsunes, e acho tão bonitas. Não sabia disso tudo não, esse é um post extremamente completo, gostei muito! Raposas são tão bonitas, queria ter uma em casa kkkkkk. Hum... Kitsune me lembra a Ahri do lol kkkkkkk. Olha... esse post deve ter dado maior trabalho, mas ficou incrível nossa tá de parabéns, aliás todos as suas postagens são muito boas! Estou morrendo de fofura pelas imagens aushaushausuh.

    Vou ficando por aqui!

    Byee!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que elas chamavam-se Kitsune... Eu conhecia por outro nome rs
    Também não sabia de tudo isso, para mim só havia um tipo, que são as Yako. O post ficou bem completo!
    Ficou incrível! Para quem não conhecia muito, tipo eu, deu uma aula kkk
    Gostei bastante do post, muito interessante as informações sobre as Kitsunes :)
    Abraço ~

    sonho-oriental

    ResponderExcluir